Compartilhe:
Foto: Daniel CardosoEm uma cerimônia com a presença de diversos advogados públicos foi a que Advocacia-Geral da União (AGU) realizou o lançamento, em parceria com os Correios, do selo comemorativo aos 20 anos da instituição. Nesta quinta-feira (7), dia em que também se comemorou o Dia Nacional da Advocacia Pública, a AGU fez questão de fazer homenagem aos membros da carreira, além de promover debate, quando se pensou os avanços para os próximos 20 anos do órgão.
 
A cerimônia de lançamento do selo aconteceu no Auditório da Escola da AGU, em Brasília, e contou com a participação do presidente da ANPM, Guilherme Rodrigues, que, juntamente com o advogado-geral da união, Luis Inácio Lucena Adams, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho,  o vice-presidente jurídico dos Correios, Cleucio Santos Nunes, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Marcello Terto e Silva, e o presidente da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, fizeram a obliteração do selo comemorativo.

Em discurso de abertura, o advogado-geral da união, ao saudar o presidente da ANPM, ressaltou  o papel de crescimento e influência da entidade, bem como professou ser a carreira de procurador municipal uma área em expansão da Advocacia Pública. "A ANPM representa uma área em expansão da Advocacia Pública. Muitos municípios não possuem uma advocacia pública estruturada, mas é uma realidade que se expande como uma necessidade cada vez maior", assegurou o advogado-geral da União.  

 Luis Inácio Lucena Adams também ressaltou o tempo de existência da Advocacia Pública, que tem 403 anos, e hoje ela desempenha o papel  a que foi planejada desde o início. O ministro também lembrou um pouco da história da AGU e as lutas para conseguir reconhecimento do seu papel junto à sociedade. 
 
"No início não éramos conhecidos, tínhamos dificuldade de conseguir audiência com o juiz e com o tribunal. A Instituição melhorou e hoje o nome da AGU carrega uma força própria e que tem legitimidade", destacou.

Próximos 20 anos
 
 
Logo após a cerimônia de lançamento do selo, os dirigentes presentes na cerimônia compuseram mesa de debates com o tema: “Quais rumos trilhar nos próximos 20 anos”. Em seu discurso o  presidente da ANPM, ressaltou que Advocacia Pública em todos os seus níveis tem o mesmo objetivo – a defesa do interesse público e que a AGU é uma instituição essencial à justiça e fundamental para o País.
 
“AGU é uma instituição Essencial à Justiça, necessária realmente ao país, e tem feito um trabalho que vem se aperfeiçoando e é esse nosso desejo, que neste projeto de 20 anos, a AGU seja aprimorada, tanto o trabalho intelectual dos seus membros, como também as condições de exercer essa função tão importante”, destacou o presidente.

A mesa de debates também teve a participação do advogado-geral da união substituo, Fernando Luiz Albuquerque Faria, o consultor-geral da união, Arnaldo Godoy, o procurador-regional da Fazenda Nacional da 4ª Região, José Diogo Cyrillo, o subprocurador-geral federal, Antonio Roberto Basso,  o secretário adjunto da  Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), Altair Roberto de Lima, o procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira, o procurador-geral da união, Paulo Henrique Kuhn, e o presidente da Anape, Marcello Terto.
Referências: Imprensa ANPM
Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado