qui, 27 de maio de 2010
Compartilhe:

Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal

(ANAJUR - ANAUNI - ANPAF - ANPPREV – APAFERJ - APBC - SINPROFAZ)

Associação Nacional de Procuradores de Estado – ANAPE

Associação Nacional de Procuradores Municipais – ANPM

Informativo on line n.º 2 - 27.05.2010

Senhoras e Senhores,

Ao tempo em que reitero a necessidade da contínua Mobilização de todos, informo e, respeitosamente, convoco os membros das quatro Carreiras do sistema AGU, os Procuradores de Estado (ANAPE, Presidente Ronald Bicca), os Procuradores Municipais (ANPM, Presidente Cristiane da Costa Nery) a estarem presentes no dia 1º de junho de 2010, no Anexo 4, da Câmara dos Deputados, às 14:30, oportunidade em que a Comissão Especial de Análise da PEC 443/09 fará sua primeira reunião para eleição de Presidente e Relator.

É provável que o Presidente seja o Deputado José Mentor (PT-SP) e o Relator o Deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que pela sua atuação nos últimos meses, tem sido tão importante (atencioso, correto, dedicado) como os autores das PECs, Deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) e Deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE). A propósito, permitam-me reiterar mais uma vez: precisamos prestigiá-los e reconhecer o trabalho que eles tem desenvolvido e a atenção que tem sido deferida ao Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, à ANAPE e à ANPM, na campanha por nós intitulada de Movimento Nacional de Reforma da Advocacia Pública.

Por relevante, solicito a leitura do Informativo on line n. 1 - 12.04.2010, reproduzido abaixo, abstraindo-se o item “n. 5 -Calendário de atividades nos Estados”, e reforçando a leitura dos itens 3 e 6.

A aprovação da Reforma da Advocacia Pública (PECs 443/09 e 452/09) depende do trabalho contínuo e efetivo de cada um de nós.

Atenciosamente,

João Carlos Souto

Presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal

Movimento Nacional de Reforma da Advocacia Pública

Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal

(ANAJUR - ANAUNI - ANPAF - ANPPREV – APAFERJ - APBC - SINPROFAZ)

Associação Nacional de Procuradores de Estado – ANAPE

Associação Nacional de Procuradores Municipais – ANPM

Informativo on line n.º 1 - 12.04.2010

Calendário de Mobilização e atividades nos Estados

1. Breve Histórico

2. Inversão de pauta, aprovação e requerimento de designação de Comissão Especial

3. Possíveis (e prováveis) dificuldades

4. Formação das Comissões Estaduais e Municipais

5. Calendário de atividades nos Estados

6. Necessidade de atuação contínua e efetiva

1.Breve Histórico

O Movimento Nacional de Reforma da Advocacia Pública (PECs 433/09 e 452/09) teve início em dezembro de 2009 com o protocolo de duas Propostas de Emenda à Constituição. Desde então o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal (com o apoio da ANAPE e ANPM) realizou algumas atividades com o objetivo de acelerar o processo legislativo das referidas Propostas.

Em 1º de janeiro de 2010 o Presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, João Carlos Souto, publicou um texto - intitulado “2010 – Ano Legislativo da Advocacia Pública” - em que conclamava as quatro Carreiras da Advocacia Federal e as demais dos Estados e Municípios a trabalharem com afinco para a aprovação das PECs 443/09 e 452/09. Posteriormente esse texto compôs o folder do Fórum Nacional com a redação de ambas as PECs e a relação completa e respectivos dados dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

A partir de então o Fórum Nacional manteve contatos, entre outros, com as seguintes autoridades: Cândido Vacarezza (PT-SP), Líder do Governo; Marco Maia (PT-RS), 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados; SubChefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Beto Vasconcelos; Secretário Executivo do MPOG, João Bernardo; Presidente da CCJ, Deputado Eliseu Padilha (PMDB-CE) e de vários outros parlamentares no Congresso Nacional. O Deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) foi contactado tão logo designado Relator da PEC 443. No dia seguinte ao nosso contato o Deputado Benevides apresentou o Parecer favorável à PEC 443.

Vários outros contatos ocorreram Brasil a fora, como em Franca (SP) e Ribeirão Preto (SP).

Procuradores da Fazenda Nacional lotados em João Pessoa mantiveram contato com o Deputado Federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) e conseguiram dele a promessa de assumir a relatoria da PEC 452, compromisso que restou cumprido dias depois.

2.Inversão de pauta, aprovação e requerimento de designação de Comissão Especial

A apreciação da PEC 443 na CCJ ocorreu no dia 06 de abril, terça-feira. Nessa data dirigentes do Fórum Nacional estiveram presentes na Câmara Federal e conseguiram duas vitórias com a apoio do Deputado Benevides (PMDB-CE) e do autor da Emenda 443 Deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). A primeira a inversão da pauta de modo a possibilitar a apreciação da PEC que estava programada como item 115 e acabou sendo o segundo item. A segunda vitória a aprovação em si.

Ainda no dia 06 de abril, duas horas após a aprovação da PEC, o Presidente João Carlos Souto, do Fórum Nacional, elaborou e protocolou ofício ao Presidente Michel Temer, da Câmara dos Deputados, solicitando audiência para a designação da Comissão Especial.

No dia 07 de abril de 2010 o Fórum Nacional solicitou audiência ao Ministro Luis Inácio Lucena Adams (AGU) com a finalidade de apresentar formalmente a Sua Excelência as PECs 443 e 452.

3.Possíveis (e prováveis) dificuldades

A Reforma da Advocacia Pública enfrentará agora algumas dificuldades. Elas somente serão superadas com o trabalho contínuo dos advogados públicos e com argumentos que devem estar sempre presentes.

Essas dificuldades serão opostas por outras Carreiras por motivos que não se faz necessário enumerar. É possível que ocorra também resistência por parte da Liderança do governo. Nesse caso, cabe-nos trabalhar, esclarecer, pressionar, conquistar apoios, enfim, atuar de modo a demonstrar que o trabalho e as emendas apresentadas pelo Fórum Nacional são justos e não criam um novo Ministério Público, pelo contrário, fortalece a Advocacia Pública para a defesa do Estado e do patrimônio público.

4.Formação das Comissões Estaduais e Municipais

Como dito anteriormente (entre outros documentos o texto que elaborei e encaminhei em 1º.01.2010) é absolutamente imprescindível a atuação dos advogados públicos, de preferência uma atuação conjunta mediante a criação de Comissões Estaduais e Municipais formadas por Advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores Federais, Procuradores de Estado e Procuradores Municipais no sentido de imprimir maior efetividade e racionalidade. Essas Comissões ficarão encarregadas de conseguir apoio, mapear os parlamentares da região e manter contatos freqüentes com eles.

5.Calendário de atividades nos Estados

O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal realizou, em 22 de março, um grande evento (com a efetiva participação da Associação Nacional dos Procuradores de Estado – ANAPE, inclusive com a presença do seu Presidente, Dr. Ronald Bicca) em Belo Horizonte, para homenagear o autor da PEC 443/09, Deputado Federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).

Com a finalidade de motivar os colegas que se encontram geograficamente distantes dos grandes centros e, ainda, propiciar maior integração desses profissionais, com vistas ao trabalho em prol da aprovação das PECs 443/09 e 452/09 o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal apresenta a seguinte sugestão de calendário de atividades, de visita aos Estados de modo a estreitar os contatos políticos, considerando que o Congresso Nacional praticamente não funcionará no segundo semestre.

São Paulo

26.04.

Horário e local a definir

Rio de Janeiro

27.04

Horário e local a definir

Goiânia

04.05

Horário e local a definir

João Pessoa

06.05

Horário e local a definir

Recife

07.05

Horário e local a definir

Vitória

11.05

Horário e local a definir

Salvador

17.05

Horário e local a definir (*)

Ribeirão Preto (SP)

20.05

Horário e local a definir

Campinas (SP)

21.05

Horário e local a definir

Curitiba

25.05

Horário e local a definir

Fortaleza

28.05

Horário e local a definir

Uberlândia

03.06

Horário e local a definir

Uberaba

03.06

Horário e local a definir

O esboço acima pode ser ampliado. As cidades que por ventura não foram contempladas poderão organizar eventos que contarão com o apoio do Fórum Nacional. Lembro que Belo Horizonte e Porto Alegre já receberam eventos do Fórum Nacional tendo como objeto as PECs 443 e 452. Cidades próximas poderão organizar caravanas, a exemplo de Franca e Ribeirão Preto.

*Houve um contato prévio com o então Ministro Gedel Vieira Lima, de modo que aguardamos uma resposta sobre a data, assim, poderá haver uma modificação com relação ao dia exato em Salvador.

6.Necessidade de atuação contínua e efetiva

A aprovação da Reforma da Advocacia Pública requer trabalho efetivo e contínuo. O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal com relação a esse Movimento tem três convicções:

I- A aprovação das PECs 443/09 e 452/09 é absolutamente necessária para prover a advocacia pública dos instrumentos necessários para que as Carreiras que a integram possam melhor desenvolver suas atividades institucionais em defesa do Estado brasileiro.

II- A aprovação das PECs 443/09 e 452/09 é politicamente viável, possível.

III- A aprovação das PECs 443/09 e 452/09 somente será possível com a participação efetiva, contínua, ampla e irrestrita senão de todos, da grande maioria dos integrantes das Carreiras da Advocacia Pública Federal, Estadual e Municipal.

A aprovação da Reforma da Advocacia Pública (PECs 443/09 e 452/09) depende do trabalho contínuo e efetivo de cada um de nós.

Brasília, 12 de abril de 2010

João Carlos Souto

Presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal

Referências: Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal
Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado