Compartilhe:

A ESDM foi uma das entidades promotoras, e a APMPA e ANPM, apoiadoras

Professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto proferiu a conferência de abertura

No dia 26 de março, foi realizado o I Encontro da Advocacia Pública - V Encontro Regional do IBAP, no Auditório da OAB/RS, em Porto Alegre, evento que contou com a presença de mais de 100 Advogados e Defensores Públicos. O evento foi uma realização conjunta da ESDM - Fundação Escola Superior de Direito Municipal, IBAP - Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, OAB/RS - Ordem dos Advogados do Brasil/ Seccional RS, ESAPERGS - Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do RS e ADPERGS - Associação dos Defensores Públicos do Estado do RS.

A conferência de abertura teve como tema "As novas funções do Estado Democrático de Direito" e foi proferida pelo Professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto, Procurador do Estado do Rio de Janeiro, Professor Titular da Cadeira de Direito Administrativo da UCAM - Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes.

Na parte da manhã, foi realizado o painel "A institucionalização da Advocacia Pública", com os palestrantes Arodi de Lima Gomes, Presidente da Comissão Especial da Advocacia Pública da OAB/RS; Cristiane da Costa Nery, Presidente da ANPM, Diretora da ESDM; Maximiliano Kucera, Procurador do Estado do Rio Grande do Sul; e Fernando Antônio Calmon Reis, Diretor de Relações Internacionais da ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos.

O painel "Advocacia Pública Ambiental" ocorreu na parte da tarde e proferiram palestras Guilherme José Purvin de Figueiredo, Presidente do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública; Vanêsca Buzelato Prestes, Procuradora do Município de Porto Alegre; José Nuzzi Neto, Diretor do SINDIPROESP - Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, Fundações e Universidades Públicas do Estado de São Paulo; e Marcino Fernandes Jr., Presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.

"Controle interno da Administração Pública" foi o tema da conferência de encerramento, proferida pelo Diretor Substituto do Departamento de Assuntos Extrajudiciais e Coordenador-Geral de Atuação Preventiva à Corrupção e ao Desvio de Recursos Públicos da Advocacia-Geral da União Valdemar Carvalho Júnior.

Durante o evento, foi lançado o livro "Advocacia de Estado e Defensoria Pública. Funções Públicas Essenciais à Justiça", organizado por André da Silva Ordacgy e Guilherme José Purvin de Figueiredo.

Participaram do Encontro representantes de diversas entidades e instituições, como o Secretário Estadual da Transparência, Francisco Luçardo, representando a Governadora do Estado, o Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Nelcir Tessaro, a Presidente do IARGS, Alice Grecchi, entre outros.

Heron Nunes Estrella, Presidente da APMPA, e Ana Luísa Soares de Carvalho, Vice-Diretora da ESDM, também prestigiaram o evento, que contou com o apoio da ANPAF/RS - Associação Nacional dos Procuradores Federais do Rio Grande do Sul, ANPM - Associação Nacional dos Procuradores Municipais, APMPA - Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, ANAPE - Associação Nacional dos Procuradores de Estado, ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos e Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal.

Referências: Adriana Vargas/ Assessora de Comunicação
Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado