seg, 02 de julho de 2018
Compartilhe:

Anita Bethania Silva da Rocha, 3ª promotora de Justiça de Santa Rita (PB),  foi selecionada para a segunda etapa do 15º Prêmio Innovare. Ela concorre na categoria 'Ministério Público', com o projeto 'Inexigibilidade de licitação para contratação de escritório de advocacia e contabilidade'. Na promotoria, foram efetivados 18 procedimentos e sete ações civis públicas, defendendo a realização de concursos públicos nos municípios para procuradores e contadores.

 

A autora do projeto foi entrevistada pelo consultor do Prêmio Innovare, Rafael Cavalcanti no último 18 de junho. Nesta fase do concurso, além de entrevistar os responsáveis pelas práticas, o consultor acompanha a rotina do trabalho proposto, observando  pontos como:  Eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade alcance social.

 

Mais de 650 práticas estão concorrendo ao 15º Prêmio Innovare. Somente após esta visitação e entrevistas, as práticas são reunidas para apreciação pela Comissão Julgadora. Os premiados serão conhecidos em dezembro, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal.

 

Confira abaixo a entrevista realizada com Anita Bethania:

ANPM: O que motivou o projeto?

Anita: O projeto surgiu quando eu, enquanto coordenadora do CAOP de defesa do patrimônio público do MPPB, em 2016, resolvi difundir o trabalho que eu já fazia desde 2014 na minha promotoria em Santa  Rita.

 

Na análise dos processos de inexigibilidade para a contratação de escritório de advocacia e contabilidade percebi que nunca havia licitação, a inexigibilidade, que devia ser exceção, era regra. E mesmo contratando escritórios, nomeava-se os cargos comissionados assessores e procuradores jurídicos. Também contratavam temporariamente servidores para desempenharem atividade rotineira típica de cargo efetivo, burlado com isso o concurso público.

 

Além disso, é muito comum ao requisitar documentos ao município, vir resposta negativa, ou porque mudou a administração e não nada foi encontrado nos arquivos, ou porque está no escritório “a” ou “b”. Isso faz com que se quebre a continuidade dos serviços e desapareçam documentos em face de não existir nenhum servidor efetivo ocupando o cargo. Minha promotoria tem mais de 130 mil habitantes e não tem um procurador ou assessor efetivo.


ANPM: Quais as principais conquistas alcançadas com o projeto?

Anita: Na minha comarca,  hoje não há escritório de advocacia contratado, e em relação ao de contabilidade ingressei com ACP requerendo a nulidade, e em breve ingressarei com ACP com obrigação para realizar concurso para os dois cargos. Sem contar que atualmente, mais de 30 promotorias aderiram ao projeto. 


ANPM: Qual a importância de uma licitação para a contratação de escritórios de advocacia e contabilidade?

Anita: Garantir que os princípios que norteiam o processo licitatório sejam respeitado: isonomia, concorrência, melhor proposta e os princípios da administração pública, onde todos possam concorrer.


ANPM: Como as associações de advocacia pública podem auxiliar para que Inexigibilidade seja a exceção e não a regra?

Anita:  Realizando a fiscalização e denunciando possíveis casos ao Ministério Público.


ANPM: Recentemente, a ANPM lançou o 1º Diagnóstico da Advocacia Pública Municipal no Brasil, estudo desenvolvido com a finalidade de colaborar com a análise da situação atual das Procuradorias Municipais. O estudo mostra que somente 34% dos municípios possuem procurador de carreira. Como você vê esse dado?

Anita: Com preocupação,  pois a atividade jurídica é permanente, rotineira e deve ser desenvolvida por servidor efetivo, aprovado em concurso público.Na Paraíba, apenas 9 municípios criaram o cargo de procurador e apenas 7 municípios realizaram a nomeação.

 

Fonte:http://www.mppb.mp.br/index.php/36-noticias/patrimonio-publico/19951-promotora-de-santa-rita-concorre-ao-15-premio-innovare

 

 

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado