qui, 15 de fevereiro de 2018
Compartilhe:

No último dia 8, a Associação dos Procuradores Municipais do Estado (APMSE), a Associação dos Procuradores Municipais de Aracaju (APMAJU)  e a Ordem dos Advogados do Brasil, reuniram-se em Sergipe, para discutir a estrutura da carreira da advocacia pública municipal no Brasil e reforçar a luta a favor dos procuradores públicos dos municípios.

 

No encontro, os representantes das Associações apresentaram um diagnóstico preocupante da advocacia pública municipal no país. Segundo o estudo, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais, apenas 34% dos municípios brasileiros têm, ao menos, um procurador efetivo. Só no Nordeste, 77% das cidades não possuem procuradores de carreira.

 

A realidade, para o vice-presidente da APMSE, Felipe Couto, é alarmante. “Uma das atribuições do procurador público é ajuizar ações contra agentes públicos que causam prejuízo ao município. Um procurador comissionado ficará de mãos atadas porque corre o risco de ser exonerado”.

 

“É preciso acabar com a cultura de que o município não precisa ter procurador efetivo. Quase dois terços das cidades não possuem procuradores municipais de carreira, ou seja, são cargos comissionados. Isso enfraquece os municípios e os princípios constitucionais de moralidade, publicidade e eficiência da administração”, afirma Matheus Brito, presidente da APMAJU.

 

Para o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, o diagnóstico é alarmante e é preciso não só uma exortação à valorização da advocacia pública brasileira, mas também uma defesa pela realização de concursos públicos para procuradores municipais em todo o país.

 

Fonte: http://oabsergipe.org.br/blog/2018/02/09/oab-se-e-associacoes-reforcam-luta-favor-da-advocacia-publica-municipal/

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado