qui, 14 de dezembro de 2017
Compartilhe:

 

Prefeito cria cargo comissionado com atribuições para enquadrar procuradores do município

 

Foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Franca, na última terça-feira, com dez votos favoráveis, um projeto de lei que cria atribuições ao secretário de Negócios Jurídicos da cidade que poderão limitar e enquadrar a atuação dos procuradores municipais.

 

O secretário em questão, que ainda não foi nomeado pelo prefeito Gilson de Souza (DEM), exercerá a função de chefe do grupo de procuradores do município e, provavelmente, um servidor comissionado, escolhido diretamente pelo prefeito. 

 

Alguns nomes, como da advogada Marcela Francisco, Denílson de Carvalho e Ivonete Tosta são estudados.

 

A OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - afirmou que o projeto do prefeito "fere a Constituição Estadual em oficio assinado pelo presidente da 13ª Subseção (Franca), Marlon Cléber Rodrigues da Silva.

 

Em um trecho, fica a clara discordância da OAB. "É o presente não só para registrar as ofensas do projeto de lei complementar contra a ordem constitucional vigente, mas também para mostrar toda a preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil na defesa dos princípios da Administração Pública e preservação da advocacia, legalidade e do Estado democrático de direito", diz o ofício.

 

A Associação Nacional dos Procuradores Municipais tem opinião semelhante no tocante a constitucionalidade do projeto de Gilson.

 

"Contraria legislação em vigor, notadamente a Constituição Estadual (artigos 98 a 100; 111 e 115) e Constituição Federal (artigos 132 e 37, inciso V), além de tecnicamente ir de encontro ao que dispõe o parágrafo 12, do artigo 98 da Constituição do Estado de São Paulo", relata o ofício, assinado pelo presidente da Associação, Carlos Figueiredo Mourão. 



FONTE:http://www.jornaldafranca.com.br/oab-e-associacao-nacional-dos-procuradores-repudiam-medidas-de-gilson-de-souza

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado