sex, 24 de novembro de 2017
Compartilhe:

No próximo dia 9, no dia  Dia Internacional contra a Corrupção e em  defesa da Ética,  a OAB –SP realizará na Catedral da Sé, às 10 horas, a cerimônia inter-religiosa, com manifesto da sociedade civil assumindo o protagonismo na luta contra a corrupção .

 

Confira abaixo o manifesto divulgado pela entidade:

 

"Manifesto pela ética e contra a corrupção

 

Neste dia 9 de dezembro de 2017, Dia Internacional contra a Corrupção, independentemente de partidos e de posições políticas e ideológicas, afirmamos e conclamamos o seguinte:

 

Estamos enfrentando um período difícil na história de nosso País, em que a ética e os princípios republicanos não têm norteado a ação de nossos representantes. Inúmeros escândalos têm vindo à tona, exigindo um esforço de todos para coibir esse mal, que mina as melhores energias do Brasil dia a dia.

Uma Nação só se constrói com base em justiça, fraternidade e solidariedade. Ninguém pode ser feliz tendo ao seu lado pessoas que não têm uma vida digna e de respeito aos semelhantes. Uma sociedade deve ser construída sob a teia da ética, de forma que a convivência seja harmoniosa e edificada com confiança.

 

Entendemos que todos somos responsáveis por fiscalizar, cobrar, votar e exigir transparência, probidade e moralidade. Cabe termos uma participação cidadã, de modo que nós e nossos filhos possamos ter um País no qual todos respeitem os princípios básicos e fundamentais de uma Nação. Em nossas atitudes cotidianas, devemos dar exemplo com ações que demonstrem nosso compromisso com a equidade, a honestidade e o interesse pelo bem comum, reafirmando o nosso compromisso com a ética.

 

Ao mesmo tempo, os poderes constituídos são instados a cumprir com o seu dever e não tolerar ilegalidades, especialmente relacionadas à corrupção e desvios de conduta. Sejam perpetrados por agentes públicos ou por elementos da iniciativa privada, todos os atos ilícitos devem ser combatidos com leis mais eficazes, prática judiciária efetiva e punição exemplar.

 

Fazemos neste documento um chamamento a todos, indistintamente, para que possamos fazer um movimento cívico buscando afastar as práticas condenáveis da corrupção e alertar para a importância das eleições que se avizinham. Como cidadãos, devemos ser criteriosos na escolha de nossos representantes, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo. Esse é o caminho para começarmos a mudar o quadro atual: escolhermos candidatos que tenham uma vida pregressa ilibada, que sejam capazes, e que tenham compromisso com o combate à corrupção, a defesa dos valores democráticos e ideários republicanos, com a justiça social e a diminuição da desigualdade existente."

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado