qua, 22 de novembro de 2017
Compartilhe:

O arquiteto e urbanista, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, o juiz federal Sérgio Moro e a família do procurador do município de Chopinzinho Algacir Teixeira de Lima foram os grandes destaques da cerimônia de abertura do XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais.

Durante a sua apresentação para o congresso, Lerner trouxe o tema “Soluções urbanísticas em época de crise” e reforçou que o principal problema enfrentado pela sociedade atual é a inércia, falta de criatividade e burocracia. Além disso, comentou que dentro das cidades as necessidades econômicas nunca devem sobrepor a das pessoas. No evento, o arquiteto e urbanista recebeu das mãos do procurador de Curitiba e coordenador geral do XIV CBPM, Miguel Kalabaide, uma homenagem da Associação Nacional dos Procuradores Municipais  (ANPM), o que emocionou a todos os presentes.

Na sequência, o presidente da ANPM, Carlos Figueiredo Mourão, apresentou um documentário produzido pela ANPM sobre Algacir Teixeira de Lima – o procurador do município de Chopinzinho assassinado em 2015 a mando do então prefeito da cidade Leomar Bolzani – e homenageou a família do procurador. 

Subiram ao palco a esposa do procurador, Maristela Bodanese Teixeira de Lima e suas duas filhas para receber o prêmio Raymundo Faoro – prêmio criado em Porto Alegre em 2009 pela Fundação Escola Superior de Direito Municipal (ESDM), para homenagear operadores do direito municipal com destaque na atuação para as causas municipalistas ou para a carreira do Procurador Municipal. A irmã de Algacir também estava presente e acompanhou toda a cerimônia.

No momento da entrega, Maristela demonstrou toda a sua emoção ao fazer o discurso de agradecimento. “Meu coração está partido, pois o Algacir é insubstituível. Porém, uma coisa me conforta: sei que onde ele estiver estará contente com tudo que está acontecendo aqui”, disse.

Para fechar a noite, o juiz federal Sérgio Moro palestrou sobre a “A ação preventiva no combate à corrupção”. Durante sua explanação, Moro afirmou que a corrupção é uma das coisas que mais afeta a rotina dos brasileiros e destacou que Operação Lava Jato tem hoje 60 ações penais, com 157 pessoas já condenadas. Além disso, comentou ser inadmissível que muitos municípios ainda não façam concurso para procuradores municipais.

A presença de Moro durante o evento causou muita euforia. Embora pudessem ser ouvidas escassas vaias e gritos durante as menções do nome do juiz, a grande maioria dos participantes do congresso aplaudiu em pé a presença do juiz federal.

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado