qua, 22 de novembro de 2017
Compartilhe:

Aconteceu nesta terça-feira, 21, a abertura do XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais na Ópera de Arame, em Curitiba (PR). O evento contou com a presença de mais de 600 espectadores, entre procuradores vindos de todo país, autoridades locais e nacionais e convidados.

 

A abertura, que teve início às 18h30, contou com a participação da banda da Polícia Militar do Paraná na execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido do Hino de Curitiba. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi o primeiro a falar e se disse muito contente em receber tantas pessoas de diferentes cidades do Brasil em um local tão especial quanto a Ópera de Arame. “Fique imensamente feliz e empolgado com número de adeptos ao evento. Ocasiões como essa contribuem para o avanço da economia e cultura local.”, afirmou Greca.

 

Em seguida foi dada a palavra ao presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais - ANPM, Carlos Mourão, e as demais autoridades da mesa diretiva. 

 

O procurador de Curitiba e coordenador geral do XIV CBPM Miguel Kalabaide, em nome da ANPM, homenageou o arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner com uma obra do artista plástico Roberto Spring. A obra trazia uma placa e uma réplica do desenho original do projeto da Ópera, gentilmente cedido pelo arquiteto autor do projeto Domingos Henrique Bongestabs, que estava presente na cerimônia, a convite da organização do evento.

Kalabaide frisou que o ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e atual arquiteto e urbanista faz parte da história da cidade. Antes de iniciar sua fala Lerner recebeu de Kalabaide uma homenagem em nome da ANPM.

 

Lerner trouxe o tema “Soluções urbanísticas em época de crise” e iniciou sua apresentação ressaltando que a razão econômica não pode sobrepor as necessidades das pessoas dentro das cidades. Afinal, quando essas são esquecidas, as coisas boas deixam de acontecer. Para finalizar, o arquiteto e urbanista, citou uma metáfora que dizia que uma cidade é como uma tartaruga, repleta de vida, trabalho e mobilidade, todas andando lado a lado.

 

Após a primeira palestra, o presidente da ANPM, Carlos Figueiredo Mourão, apresentou um documentário produzido pela ANPM sobre Algacir Teixeira de Lima – procurador do município de Chopinzinho (Sudoeste do Paraná) assassinado em 2015 a mando do então prefeito da cidade Leomar Bolzani. Após o vídeo subiu ao palco a esposa de Algacir, Maristela Bodanese Teixeira de Lima, e as duas filhas, para receber o prêmio Raymundo Faoro. A entrega foi feita pelo presidente da entidade.

 

Dando sequência ao evento, o procurador de Juiz de Fora (MG) e Coordenador Científico do XIV CBPM, Eduardo de Souza Floriano, apresentou o segundo palestrante da noite, o juiz federal Sérgio Moro.

 

Moro iniciou sua palestra “A ação preventiva no combate à corrupção” afirmando que a corrupção é uma das coisas que mais afeta a rotina dos brasileiros e destacou que Operação Lava Jato tem hoje 60 ações penais, com 157 pessoas já condenadas. Além disso, comentou ser inadmissível a existência de procuradores não concursados em alguns municípios.

 

Por fim, os procuradores e convidados foram recepcionados em um coquetel no Ópera Arte, que fica nas instalações da Ópera de Arame. Contaram com uma apresentação da Banda da Policia Militar do Paraná em formação de Big Band e em seguida um show da banda Denorex 80.

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado