seg, 04 de setembro de 2017
Compartilhe:

 

Álvaro Skiba Júnior, procurador municipal de Capanema (Paraná), sempre acreditou na justiça, mesmo considerando que o Estado Democrático de Direito é desrespeitado em muitos municípios do Brasil. “Ainda assim, sempre acreditei na justiça e briguei por ela”, afirmou. Em 2016, ele chegou a ser ameaçado de morte após apresentar denúncias, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, sobre irregularidades da então prefeita Lindamir Maria de Lara. Afastado por ela da Procuradoria, Skiba Júnior foi reconduzido ao cargo em janeiro, pelo atual prefeito Américo Bellé. No início do mês, a OAB Paraná realizou um ato de desagravo ao procurador.


As ameaças contra Skiba Jínior - primeiro procurador concursado de Capanema  – começaram a ocorrer quando ele e seu colega, o também procurador  Romanti Ezer Barbosa, protocolaram denúncias de corrupção no Ministério Público, no Gaeco e no Tribunal de Contas do Estado. Elas apontavam para irregularidades em licitações e pagamentos a funcionários comissionados da Prefeitura, entre outros crimes. Como resposta, primeiro vieram as ameaças administrativas. Depois, segundo o advogado, a própria prefeita passou a ameaçá-lo de morte.


“Ela citou o exemplo do procurador Algacir [Teixeira de Lima], de Chopinzinho [Paraná], morto a tiros em 2015 [após  denunciar crimes do prefeito da cidade, Leomar Bolzani.]. ‘Uma hora as coisas esquentam...’, a prefeita ameaçou”, disse Skiba Júnior.  No caso de Chopinzinho, o prefeito Bolzani chegou a ser preso, mas responde processo em liberdade como acusado de ser o mandante do crime.    


Após as ameaças,  Skiba Júnior alertou a OAB e a polícia. Temeroso por sua vida, passou a usar colete à prova de balas e instalou câmeras de segurança na residência onde mora com seus pais. “Não há como negar que ficamos assustados. Neste sentido, a ajuda da OAB foi muito importante, já que os meios de comunicação chegaram a nos procurar, mas não noticiaram as ameaças, o que seria uma forma de denúncia”, disse o advogado. 


Frente à ilegalidade do afastamento de Skiba Júnior da Procuradoria Municipal de Capanema, o prefeito Bellé o reconduziu ao cargo. Durante a solenidade de desagravo, José Augusto Araújo, presidente da OAB Paraná, repudiou as ameaças da ex-prefeita e afirmou “a importância de que todos saibam que qualquer advogado que tiver sua prerrogativa violada pode contar conosco”. Skiba Júnior, por sua vez, agradeceu os apoios recebidos e reafirmou sua confiança na justiça e sua crença: “Vale as pena ser advogado.”   

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado