Mais Notícias
quinta, 10 novembro 2016

Conheças 7 funções do procurador municipal que melhoram a vida do cidadão e o dia-a-dia da sua cidade

O procurador municipal é o guardião das leis no seu município; saiba como o trabalho desse profissional melhora a gestão pública.


São várias as cidades brasileiras que podem contar com o trabalho de um procurador municipal. Mas você sabe qual é a função desse profissional na administração pública? Confira abaixo algumas das tarefas de um procurador, a importância do seu trabalho e da sua presença em cada município do país.

 

Controle da legalidade


A administração pública é regida por um conjunto de leis e é justamente o procurador municipal quem zela pela correta aplicação das leis nas cidades. São profissionais com conhecimento jurídico para avaliar contratos, investigar denúncias e identificar ilegalidades.

 

Combate à corrupção na raiz

 

Desde a compra do cafezinho servido em uma repartição pública, até a construção de uma grande obra, como uma ponte ou uma escola, cabe ao procurador municipal verificar se aquele projeto está adequado a todas as leis. Uma das irregularidades mais comuns que os procuradores ajudam a evitar é a contratação de empresas sem licitação. Muitas vezes esse mecanismo é mal utilizado e abre brecha para a contratação de amigos, de parentes ou de favorecidos políticos. Cabe ao procurador olhar com lupa para esses contratos.

 

Prevenção de desvios e malfeitos

 

Depois que os contratos passam pela procuradoria e as obras começam, não existe mais espaço para a  corrupção? Infelizmente sabemos que não é bem assim. Muitas vezes é aí que começa o superfaturamento e, mais uma vez, o trabalho do procurador pode fazer diferença. Esse profissional quando achar que há sobrepreço poderá pedir uma melhor avaliação. Se houver comprovação de irregularidade, a procuradoria pode apurar, denunciar e punir a empresa contratada.


Parceria com a sociedade

 

Um procurador municipal concursado ocupa um cargo público e representa o interesse da sociedade. Por isso, as portas da procuradoria devem estar sempre abertas ao cidadão, que tem canais para denunciar obras com suspeita de corrupção ou má gestão. O procurador tem mecanismos para verificar o andamento do projeto e pedir a correção do que for necessário.

 

Economia de recursos públicos

 

Você sabia que a presença de um procurador na administração pública pode trazer economia para a prefeitura? Afinal de

contas, se uma irregularidade é identificada ou impedida, é dinheiro público que deixa de ser desviado. Se antes de uma obra ser iniciada, seu projeto foi amplamente analisado e adequado, é provável que seja realizada com mais tranquilidade e agilidade. Se todos os requisitos técnicos são obedecidos, como a qualidade dos materiais utilizados, a obra também irá durar mais. Assim, o trabalho do procurador ajuda a evitar desperdícios ou malfeitos.


Combate à sonegação

 

É grave o problema da sonegação de impostos no Brasil. Em cidades pequenas, muitas vezes prefeitos mal-intencionados podem tentar isentar seus favorecidos de pagar os tributos as municipais. Em grandes metrópoles, em geral, são as grandes empresas ou instituições financeiras que encabeçam a lista de maiores devedores. Como é papel do procurador cuidar da aplicação da Lei, ele atua para que todos paguem impostos da maneira devida, com especial atenção para os grandes sonegadores.

 

Autonomia para defender o interesse público

 

A advocacia municipal nem sempre é feita por um procurador concursado. Algumas cidades brasileiras optam por criar na estrutura da prefeitura uma área jurídica que possa abrigar um aliado político. Isso afeta diretamente o controle da legalidade nesses municípios. Um procurador concursado deve guiar seu trabalho apenas pela lei e não por questões econômicas, por afinidade partidária ou por pressão política. Daí a importância de se valorizar o trabalho e a carreira de um procurador municipal.

 

 

Compartilhar
Por favor, aguarde...