ter, 04 de outubro de 2016
Compartilhe:

Na segunda-feira (03) os representantes da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Carlos Figueiredo Mourão e Cristiano Reis Giuliani (presidente e diretor de comunicações, respectivamente), estiveram em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, reunidos com procuradores municipais e autoridades para debater sobre o fortalecimento da Advocacia Pública para a melhor defesa dos interesses da sociedade.

Com uma agenda intensa, os representantes da ANPM foram recebidos pelos Procuradores de Belo Horizonte, no café da manhã, encontraram-se com Procurador Geral do Município de BH, Rusvel Beltrame, participaram do evento promovido pela comissão da advocacia pública de Minas Gerais na AGU e encontraram-se com o Procurador Geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt.

Dr. Mourão e Dr. Cristiano fizeram ainda uma visita ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) junto com o Dr. Felipe Montuano Pereira, presidente da Associação de Procuradores Municipais de BH (APROM-BH) onde foram recebidos pelo procurador-geral do Ministério Público do TCE-MG, Dr. Daniel de Carvalho Guimarães.

Durante sua visita à capital mineira, os representantes da ANPM conversaram sobre a relevância do papel do Procurador Municipal na defesa do interesse da sociedade e a necessidade de uma real autonomia, administrativa, financeira, mas, principalmente, autonomia técnica para que possa exercer com eficiência o seu papel Constitucional.

Entre os assuntos debatidos houve um acordo entre a ANPM e o Procurador geral da justiça (PCJ-MG), que determina o envio de um diagnostico ao Ministério Público (MP) para que este atue na fiscalização dos municípios que não têm procuradores concursados

A ANPM tem lutado que em todos os municípios tenha um procurador concursado, como forma de preservar a independência no controle de legalidade dos atos públicos.

Nas visitas que tem feito - Mourão esteve no Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe - o presidente da ANPM tem buscado informações sobre o cumprimento por parte dos municípios da obrigação constitucional de ter uma carreira instituída. 

Sociedade precisa compreender importância do procurador como fiscalizador do bom uso do dinheiro público

A ocupação da função de procurador por comissionados, apadrinhados do político, ou mesmo a contratação ilegal de escritórios de advocacia para prestar serviços jurídicos corriqueiros e outros assuntos de interesse da categoria também foram debatidos durante os encontros.


Congresso: oportunidade para debater
Mourão ainda aproveitou a visita à Minas Gerais para reforçar o convite para o XIII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais, que ocorrerá de 8 a 11 de novembro em Alagoas, (saiba mais aqui) ocasião em que serão discutidas diretrizes conceituais e estratégicas para orientação da atuação do procurador municipal, selecionando temas importantes para o desenvolvimento de teses, além de promover integração entre profissionais da área.

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado