qua, 28 de outubro de 2015
Compartilhe:

Procurador Municipal de Barra do Turvo (SP), com cerca de 8.000 habitantes, Michael Dionísio de Souza, que integra a Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), esteve no XII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais pela primeira vez. Jovem procurador, elogiou o evento como espaço de troca de ideias, experiências e como potencial vocalizador das demandas e preocupações dos municípios pequenos.

Segundo ele, há um espaço de aproximação entre o trabalho que vem sendo feito pela a ANPM e os pequenos municípios, que ganha força com a criação da nova diretoria (Diretoria de Estruturação e Planejamento), aprovada durante os trabalhos do XII Congresso.

 

“A partir do momento em que você sabe das demandas, pode tomar alguma atitude”, afirma. “E nessa posição, inclusive, a presidente Geórgia Campello foi bastante solícita à questão, criando inclusive uma diretoria que era um discurso mais amadurecido.”

 

Souza conta que, num primeiro momento, estranhou as discussões mais voltadas aos grandes municípios, mas afirma que essa impressão se desfez ao longo do XII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais. Quando cheguei aqui e, de pronto, apresentei as demandas de um município pequeno, a impressão foi muito boa e senti muito respeito e aceitação. A ANPM está aberta a essas demandas. Talvez eu seja o representante do menor município presente aqui. Encampei isso para atuar como um porta-voz desses municípios pequenos e fui extremamente bem atendido”, diz. “A abertura foi muito bacana, e eu saio muito esperançoso de que todos foram solícitos e disseram estar atentos as necessidades dos municípios menores.”

 

O procurador elogia a abertura demonstrada pela ANPM para as questões dos pequenos municípios, considerando ser possível trabalhar as questões que envolvem os Procuradores Municipais como um todo, especialmente a necessidade de se estruturar a carreira e as Procuradorias Municipais mesmo em cidades de grande porte. “Essa discussão já acontece há algum tempo, da ANPM ser proativa em relação aos municípios pequenos”, diz. “Ouvi relatos de cidades grandes que não têm procuradores concursados, não têm procuradoria, ou seja, a desestruturação de procuradores municipais está espalhada pelo Brasil inteiro. Então, isso existe de forma geral e mostra que precisamos atuar em conjunto.”

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado