qua, 21 de outubro de 2015
Compartilhe:

Em discurso que citou o poeta Alberto Caieiro, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, a presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais, Geórgia Campello, traçou um breve histórico exaltando o trabalho dos Procuradores Municipais para abrir o XII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais nesta terça (20).

 

Geórgia Campello avaliou o momento atual de crise política e econômica pela qual passa o Brasil para ressaltar as bandeiras que a ANPM tem defendido como passos que podem ser vistos como “óbvios”, mas que têm demandado grande esforço no atual cenário.

 

“A advocacia pública passa por um momento delicado, em uma fase em que o país passa por uma grave crise institucional”, afirmou a presidente da ANPM. “Pleiteamos o que nos parece óbvio e recebemos os revezes de um sistema que corrompeu os seus códigos próprios. Apesar de tudo, temos que ter certo de que os caminhos da construção da democracia passam pela capacidade humana de se valer de sua razão e razoabilidade para construir o consenso. Acreditamos que é possível trilhar caminhos e construir projetos para o Brasil baseado na grande politica. É na crise que nasce os inventos, as descobertas.”

 

Ao destacar que a ANPM deve desempenhar um “papel fundamental nesse processo”, Geórgia Campello lembrou que nossa democracia ainda é jovem e que reforçar suas instituições passa por tornar realidade as bandeiras que a associação tem defendido. Citou, entre outras, a constitucionalização  da carreira, a exigência de concurso público para ingresso na carreira, a transparência fiscal dos municípios e o intercâmbio dos Procuradores Municipais com experiência estrangeira como ações constantes que a ANPM conduz.

 

“É com esse espírito que seguimos de cidade em cidade”, afirmou. “Combatendo o pessimismo da razão com o otimismo prática.”

 

A mesa de abertura do XII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais foi composta também por Alessandro Balbi Abreu, procurador-geral de Florianópolis (SC), José Sérgio da Silva Cristóvam, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Anne Karoel Diretora Social da ANPM e Luciane Favaretto Timmers, diretora da Fundação ESDM. E contou com a presença de representantes da entidades: CONAMP, ANADEP, ANAUNI e ABRAP.

 

O Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais está em sua décima segunda edição e acontece todos os anos, entre outubro e novembro. O evento é uma realização da Associação Nacional de Procuradores Municipais (ANPM) em parceria com a Escola Superior de Direito Municipal (ESDM). Em todas as edições, a participação dos Procuradores Municipais começa com bastante antecedência, por meio de debates onlines, que definem quais serão os temas tratados no encontro presencial. Este ano, o encontro acontece no Resort Costão do Santinho – Florianópolis, de 20 a 23 de outubro.

 

Para mais informações, acesse o site www.anpm.com.br/congresso.

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado