ter, 21 de julho de 2015
Compartilhe:

Plenário do Senado em votação do projeto que institui novas regras para criação de municípiosO Senado Federal aprovou em plenário o Projeto de Lei 199/ 2015, legislação complementar que define regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.

 

O objetivo do projeto é limitar a criação de municípios de pequenas dimensões, que impacta na divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e cria dificuldades administrativas para o conjunto dos municípios. Pela nova lei, são incentivadas a fusão e a incorporação de cidades economicamente inviáveis.

 

Para a presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Geórgia Campello, a aprovação do projeto é positiva. "A criação de municípios muito pequenos, que não têm condições de cumprir as suas competências constitucionais de forma efetiva, vulneram o bem-estar da população que neles residem", afirma Geórgia Campello. "São municípios que não exploram as suas materialidades tributárias e vivem pura e exclusivamente de repasses. A medida de imposição de limites é necessária e responsável."

 

O texto aprovado pelo Senado substitui projeto anterior aprovado no Congresso Nacional, em 2014, que foi vetado pela Presidência da República. O novo projeto segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

 

Com informações da Agência Senado.

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado