qua, 20 de maio de 2015
Compartilhe:

Foto: DivulgaçãoO Jurista Luiz Edson Fachin é o novo Ministro do Supremo Tribunal de Federal (STF). A aprovação do nome de Fachin se deu nesta terça-feira (19), após referendo no plenário do Senado Federal, por 52 votos a favor, 27 contra e 3 abstenções.

 

A indicação dele pela Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), é para ocupar a vaga de Joaquim Barbosa. Durante a Sabatina, os Senadores o questionaram sobre a legitimidade do financiamento privado de campanhas eleitorais, legalização do aborto, a reorganização da Justiça Federal entre outros assuntos.

 

A escolha de Luiz Fachin recebeu apoio de entidades como Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC), Associação dos Procuradores do Município de Londrina (APROLON), Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e de ministros do próprio STF.

 

Biografia 

Gaúcho, de Rondinha (RS),  Luiz Edson Fachin atua na área acadêmica há 30 anos. É professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde graduou-se em 1980. Os títulos de mestre e doutor obteve pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e o pós-doutorado no Canadá. Foi professor no King's College, na Inglaterra, e pesquisador do Instituto Max Planck, na Alemanha.

 

 

Sua atuação, porém, não se restringe à área acadêmica. O jurista compôs a comissão do Ministério da Justiça sobre a Reforma do Poder Judiciário, colaborou na elaboração do novo Código Civil brasileiro no Senado Federal e integrou a Comissão da Verdade do Paraná. Atualmente, é membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional e da Academia Brasileira de Direito Civil.

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado