Mais Notícias
sexta, 17 abril 2015

Dilma escolhe Luiz Edson Fachin para vaga no STF

Foto: DivulgaçãoO jurista Luiz Edson Fachin é o indicado da Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga de Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho de 2014.A repercussão sobre a escolha da Presidente foi positiva. Recebeu apoio de Parlamentares e do Presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. 


Gaúcho, de Rondinha (RS). Atua na área acadêmica há 30 anos. Professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde graduou-se em 1980. Os títulos de mestre e doutor obteve pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o pós-doutorado no Canadá. Foi professor no King's College, na Inglaterra e pesquisador do Instituto Max Planck, na Alemanha.

 

Sua atuação, porém, não se restringe apenas a área acadêmica. O jurista compôs a comissão do Ministério da Justiça sobre a Reforma do Poder Judiciário, colaborou na elaboração do novo Código Civil brasileiro no Senado Federal e integrou a Comissão da Verdade do Paraná. Atualmente, é membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional e da Academia Brasileira de Direito Civil, além de colunista da revista Consultor Jurídico.

 

A indicação aconteceu nesta terça-feira (14), mas antes de se tornar um dos onze membros que compõem a Suprema Corte, o nome de Fachin ainda precisa ser aprovado no Plenário do Senado Federal, isto é, passar pela Sabatina.

Compartilhar
Fechar
Por favor, aguarde...