qua, 28 de agosto de 2013
Compartilhe:

Com a presença maciça de estudantes de direito, advogados e membros de diversos seguimentos da sociedade, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC) foi palco na noite desta terça-feira, 27, do seminário “Advocacia Pública e o Combate à Corrupção”, realizado pela Comissão do Advogado Público.

 

As maiores lideranças da Advocacia Pública brasileira participaram do evento, entre elas o presidente da ANPM, Guilherme Rodrigues. O evento abordou a importância dos membros das instituições da Advocacia Pública, na esfera federal, estadual e municipalda carreira, bem como difundir a imprescindibilidade desse agente estatal no controle dos gastos públicos, eficiência da administração e no combate a corrupção.

 

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE), Marcello Terto, afirmou que a Advocacia Pública pode contribuir bastante com o combate à corrupção exercendo o seu papel. “Temos que fortalecer ainda mais o nosso trabalho, advogando, prestando consultoria para os gestores públicos e representando o Estado em juízo, tanto na defesa quanto na reparação de danos ao patrimônio público, como na recuperação de créditos fiscais”.

 

Para Terto, a Advocacia Pública está em franca evolução no país. “Hoje nós aguardamos o reforço institucional para garantir o exercício da função através da autonomia das PGEs. É o que falta para garantir a paridade de armas com as demais carreiras, do sistema de justiça e controle” frisou.

 

O presidente da OAB/AC, Marcos Vinicius Jardim, ressaltou a importância do evento, de trazer para o debate a importância da Advocacia Pública para a sociedade. “Esse debate visa a trazer soluções, ouvir as maiores lideranças que ajudam no dia a dia o Estado se desenvolver dentro da legalidade. É importante o cidadão saber o que as Procuradorias da União, do Estado e do Município estão fazendo em prol da sociedade”, enfatizou.

 

Na oportunidade, o Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública do Conselho Federal da OAB, Aldemário Castro, e o Presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Antônio Guilherme Rodrigues de Oliveira, destacaram a evolução da Advocacia Pública para a efetivação do Estado de Direito. Os palestrantes ressaltaram que as respectivas entidades de classe realizarão uma grande mobilização no Congresso Nacional, no dia 3 de setembro, com a presença de mais de 600 procuradores de todo o Brasil.

 

O evento contou com apoio da Procuradoria-Geral do Estado do Acre, da Associação dos Procuradores do Estado do Acre (APEAC) e da Associação dos Procuradores do Município de Rio Branco.

 

Fonte: AC 24 Horas

Referências: AC 24 Horas
Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado